Exposição mostra práticas regenerativas no Balaroti materiais de construção

Há mais de um ano uma simples parada para um cafezinho se tornou uma parceria de sucesso. Ao vermos a quantidade de borra de café que era jogada no lixo diariamente por esta loja pensamos: será que é possível dar um uso mais nobre a este resíduo?
Foi então que começamos a investigar e descobrimos algumas potencialidade que vão da compostagem à produção de cogumelos comestíveis. Dentre elas, achamos a incrível capacidade de absorção de odores da borra de café uma qualidade que poderia nos ajudar com o trato dos animais.
Acrescentando este material na instalação dos coelhos, percebemos que o cheiro produzido pela urina desapareceu. Testamos também com as cabras e galinhas e o resultado foi uma criação de animais sem aquele cheiro característico que levam as pessoas a associarem à sujeira. Foi então que passamos a coletar a borra de café do Balaroti Barigui e das cafeterias de um shopping da região.
Com esta mistura de esterco, urina, borra de café e aparas de jardinagem conseguimos uma material muito rico para a vermicompostagem, que com a grande população de minhocas obtidas no fim dos 60 dias de repouso alimentamos as galinhas e temos um composto de alta qualidade para a horta.

Com este processo estamos dando um destino nobre para aproximadamente 90kg de borra de café por semana que em outro momento era considerado “lixo” e enviado ao aterro sanitário.

Este ciclo e as demais experiências da Quinta da Videira foram levadas aos funcionários e clientes do Balaroti, que puderam ver que pequenas ações possíveis de serem tomadas dentro de casa podem contribuir para uma vida mais equilibrada, onde os resíduos orgânicos são devolvidos ao seus lugares no ciclo da vida ao invés de se tornarem lixo.

          

coleta na cafeteria         utilização com os coelhos           bandeja coletora de urina

            

Pilha de compostagem         alimentação das galinhas             uso do composto

Uma parceria:

                             

Anúncios

2 respostas em “Exposição mostra práticas regenerativas no Balaroti materiais de construção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s