Tomates: novas cores, formas e saborers

Nossa safra de tomates chega ao fim. Foram 5 meses de trabalho, aprendizado, formas, cores e sabores até  então desconhecidos para nós. Muitos pratos saborosos foram preparados, muita gente que nos visitou neste período se assustou em ver tantos tomates diferentes juntos (existem cerca de 800 variedades!).

Não é uma tarefa fácil cultivar uma planta nativa dos Andes num clima tão úmido como o de Curitiba. Tivemos que deixa-los cobertos com plástico, mas preferimos não fechar as laterais como se faz em estufas (Você pode ver a estrutura que utilizamos  no álbum do facebook clicando aqui).

Também tivemos que utilizar alguns preparados orgânicos como Calda Bordalesa (feita de sulfato de cobre, cal e água) para combater fungos e Dimipel (nome comercial dos esporos da bactéria Bacillus thuringiensis) para controlar as lagartas. Outros insetos como o percevejo (que fura o caule) e um outro besouro (que come as folhas) foram controlados manualmente, espremendo e deixando-o na planta para que o cheiro afaste os demais .

De um modo geral, estas práticas garantiram uma boa colheita: cerca de 45 quilos (lembrando que 60% das variedades são de tomates cereja) que foram utilizados em nossa cozinha, degustado por amigos que frequentam nossa quinta e compartilhado com vizinhos.

Gazpacho

Gazpacho

Tomate recheado

Este trabalho foi feito em conjunto com um amigo, o Louis Wellens, um engenheiro agrônomo guardião de sementes que sempre nos surpreende com novas cultivares de hortaliças. A alguns anos ele tem reunido agricultores da região de Curitiba a fim de multiplicar as sementes de um banco composto por 400 cultivares de tomate (você pode ver um pouco do trabalho deste amigo numa matéria do programa negócios da terra, clicando aqui.

Para quem quer se aventurar no plantio de tomates, disponibilizamos uma publicação da Fundação Agromisa e CTA. Você pode fazer o download clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s