Quem Somos

A Quinta da Videira foi uma experiência realizada pela Casa da Videira de 2009 a 2014. Ali montamos uma estação ambiental focada em soluções urbanas e domiciliares para gestão de resíduos, produção de alimentos e educação ambiental, num diálogo entre a tradição e inovação em busca de um ambiente mais sustentável. Em nosso espaço criamos um verdadeiro “quintal da vovó”, integrando animais e plantas em um ciclo biológico que transforma poluente em nutriente e morte em vida. Com isso, temos disseminado os conceitos de agropecuária urbana e domiciliar e compostagem doméstica, por meio de ações educativas que vão de exposições a oficinas temáticas.

Este blog segue no ar como registro e fonte de informação para aqueles que desejam transformar seu espaço de viver num espaço de também produzir.

EQUIPE

Claudio Oliver é pai da Giovana, esposo da Kátia, mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e estudante de zootecnia na Universidade Federal do Paraná. Leciona no curso de gestão ambiental na Faculdade Evangélica do Paraná e é um apaixonado por raças de animais tradicionais. Na Quinta, desenvolve experimentos de criação de animais de produção no meio urbano levando em conta o bem-estar animal e a recuperação de raças tradicionais. É o porta-voz da equipe diante dos parceiros internacionais.

Katia Aceti Oliver é médica pediatra mestre em neuropediatria pela Universidade Federal do Paraná, esposa do Claudio e mãe da Giovana. Atua em hospitais de Curitiba e desenvolve pesquisas de desenvolvimento infantil. Contribui na Quinta auxiliando nas tarefas do almoço e cuidando da saúde das crianças do grupo.

Giovana Aceti Oliver é filha do Claudio e da Katia e grande companheira de todos nas atividades da Quinta, desde o trato dos animais até o cuidado com o pequeno Oliver.

Eduardo Feniman é agricultor urbano e esposo da Débora. Graduado em pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, desde o início de seus estudos se voltou para a temática ambiental, estagiando no Núcleo de Agroelocogia e cursando disciplinas de outros departamentos ligados à área. Participou de capacitações em permacultura na Casa Colméia (Garopaba do Sul, SC) e no Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ubatuba, SP). Desenvolve na Quinta experiências de produção de alimentos e compostagem de resíduos orgânicos domésticos.

Débora Feniman é formada em pedagogia. Sua dedicação com as crianças está em proporcionar o cuidado dentro do ambiente afetivo do lar, auxiliando os pais a observarem alguns detalhes do desenvolvimento infantil. Sua paixão é a cozinha. Na Quinta, organiza as refeições comunitárias e ainda nos dá o prazer de provar seus deliciosos bolos e doces. Junto com seu esposo Eduardo, também recepciona os visitantes.

 

Rene Seifert é doutor em administração de empresas pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e professor na Universidade Positivo. Após estudos intensivos sobre o papel da interpretação na mudança estratégica, tem orientado suas pesquisas para questões relacionadas à sustentabilidade, crescimento organizacional, gestão regenerativa e empreendedorismo para o bem comum. É casado com a Vanessa e pai do Oliver. Apaixonado pela panificação, também é responsável pela produção dos pães artesanais da panificadora comunitária da Quinta da Videira.

Vanessa Strey Seifert formou-se em turismo, tendo atuado no setor por vários anos. É casada com Rene e atualmente se dedica em tempo integral ao cuidado do pequeno Oliver. Vanessa tem uma aptidão especial para relacionamentos e ama ocupar suas mãos com flores e com o cuidado da horta. Na Quinta, Vanessa cuida dos almoços comunitários junto com a Débora. Além disso, é responsável pela organização das festas e eventos da comunidade.

 

Oliver Seifert é filho da Vanessa e do Rene. Na Quinta, é aquele que dá trabalho pra todo mundo. Como recompensa oferece sua alegria, simpatia e sorriso singular.

 

Voluntários

uma-quinta-na-cidade-voluntariado 

Contato

Quinta da Videira/ Casa da Videira

42 9856-2582
secretariadavideira@gmail.com

8 respostas em “Quem Somos

  1. Gente maravilhosa a iniciativa de vocês! Moro em Santa Felicidade e fazemos algo parecido, mas em menor escala, pois o nosso espaço não é tão grande. Temos galinhas e nosso lixo orgânico é “reciclado” por elas e pela pequena horta que possuímos. Gostaria muito de visitar o local de vocês se fosse possível.

    Eu estou montando um blog para Santa Felicidade, denominado “Portal de Santa Felicidade” http://portaldesantafelicidade.blogspot.br e se fosse possível, gostaria de colocar uma matéria sobre a Quinta.

    Grande abraço e mais uma vez parabéns pela iniciativa!

    Gheysa Pires

  2. Boa noite,
    Meu é Jeremias Rocha, biólogo e pedagógo.
    Cada vez que ouço e vejo estas iniciativas com projetos de sustentabilidade fico feliz, tenho interesse em conhecer o projeto, se possível somar com vocês.
    Abraços minha gente.

Deixe um comentário