Agricultura urbana e domiciliar

“Agricultura é a arte de cultivar o sol”. Este provérbio chinês mostra que o cultivo agrícola é naturalmente um gerador de energia, que usa a fonte solar e a converte em nutrientes na forma de alimento para os animais. Deste modo, até mesmo os restos e rejeitos (como cascas, sementes, bagaço e talos) fornecem energia em algum ponto do ciclo quando estão cumprindo seu papel natural.

Hoje, no modelo convencional, a agricultura consome muito mais energia do que produz. Para se cultivar um pé de alface, importa-se insumos químicos e se gasta combustível fóssil, de modo a transportá-lo por longas distâncias até um grande centro consumidor. Na embalagem plástica que o envolve, lá se vai mais carbono, sendo que depois de chegar à cozinha seus restos são novamente colocados em um saco plástico, que é transportado por um caminhão até um aterro, onde tudo isso ficará por muitos anos. Mudamos o ciclo natural de vida para uma cadeia geradora de morte.

Vários movimentos têm trabalhado pela recuperação de uma agricultura equilibrada, como a orgânica, agroecológica, natural e permacultural, entre outras. Usando o termo de José Lutzemberger, esse resgate é chamado de agricultura regenerativa.

É esta agricultura que nós da Quinta da Videira praticamos, na busca por reproduzir “um quintal como o da vovó”, onde aromas, cores e sabores se mesclam num jardim cercado de hortaliças, flores, árvores e animais. Nesse espaço, produzimos nossa comida utilizando técnicas que podem ser replicadas em vários contextos, desde uma ampla casa até um apartamento.

Confira algumas delas:

Canteiro Instantâneo

Utilizando somente “lixo”, podemos montar uma horta que integra compostagem e plantio simuntâneos.

Baixe o manual em PDF

Canteiro de Capilaridade

Uma horta que integra um sistema de irrigação, mantendo a umidade constante por vários dias. Mesmo que você viaje, suas plantas estarão seguras!

Veja o vídeo

Anúncios

4 respostas em “Agricultura urbana e domiciliar

  1. GOSTARIA QUE ME INFORMASSEM SOBRE A POSSIBILIDADE DE FAZER UMA HORTA EM CASA, NO MEU QUINTAL,ONDE TENHO VARIAS PLANTAS,FLORES,ARVORES FRUTIFERAS,TODAS PLANTADAS EM VASOS DE DIVERSOS TAMANHOS;MAS O MEU SONHO ATUAL É FAZER UMA HORTA. PENSO EM MONTAR UMA BANCADA COM CAVALETE, ACOMODAR POR CIMA,UMAS DUAS CAIXAS DE MADEIRA,TIPO CAIXA DE BACALHAU E AÍ FAZER A HORTA.AGUARDO UM RETORNO DE VOCES,SE POSSIVEL.ASSINADO SUSETERISO@GMAIL.COM

    • Susete
      Veja se nossos vídeos sobre canteiro de capilaridade seriam úteis no seu caso.
      De qualquer forma começar uma horta em casa pode ser sim com vasos e árvores. No planejamento leve e consideração a direçåõ do sol, a sombra das árvores, e a disponbilidade de água. Sobre adubos, nossos vídeos sobre compostagem doméstica estão ai também. Se precisar de mais orientação, fale com a gente. E para saber: Em que cidade você está?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s