Biodiversidade alimentar

Muitas espécies de hortaliças que já foram comuns na alimentação brasileira – nativas ou introduzidas na época da colonização – correm o risco de desaparecer hoje devido a seu baixo valor comercial. Para mantê-las vivas, cultivamos uma horta tradicional que já conta com 15 tipos de plantas, disponibilizadas pelo banco genético da Embrapa Hortaliças Brasília, parceira do projeto. A ideia é expandir o cultivo, especialmente com plantas típicas do Paraná, para incluí-las no banco nacional da instituição.

Mas além de preservar a diversidade de vegetais disponíveis para a agricultura, é importante manter os diferentes cultivares que existem para cada espécie. Isso permite a variabilidade genética das plantas, tornando-as menos suscetíveis a mudanças climáticas e ataques de predadores – e ainda oferece sabores e cores diferentes dos que costumamos encontrar nos mercados. Nesta parceria com a Embrapa e com o engenheiro agrônomo Louis Wellens, que trabalha com agricultores familiares de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, a Quinta reserva parte de seu espaço para cultivo e reprodução dessas variedades. Já conseguimos obter sementes de 35 cultivares de tomate, 13 de abóbora, 9 de alface, 6 de milho, 15 de pimenta e mais 9 espécies de hortaliças em fase de adaptação, parte delas fornecida pelo Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), que vêm sendo integradas aos bancos de sementes dos parceiros. Também estamos trabalhando na articulação de uma rede de bancos de sementes por todo o país.

Assim, lançamos o programa GUARDIÕES DA BIODIVERSIDADE: um banco no qual os associados contribuem guardando uma riqueza inestimável – sementes das mais diversas hortaliças, a fim de preservá-las por meio do cultivo doméstico. Se você deseja se tornar um guardião, escreva para secretariadavideira@gmail.com!

A primeira hortaliça do programa é o tomate. Contamos com 1.200 variedades que precisam ser reproduzidas para a conservação das sementes. Convidamos todos os guardiões para tomarem conta de uma ou duas variedades, cultivando-as com todo o cuidado em sua casa, com a ajuda de dicas e orientações.

Em breve lançaremos outras culturas no programa. Vamos juntos levar mais cor e sabor à nossa mesa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s