Compostagem

Processar o lixo no quintal de casa é uma prática bastante antiga. Até algumas poucas décadas atrás o caminhão de lixo não era tão essencial assim porque os rejeitos da cozinha serviam para alimentar animais como cães e galinhas. Aquilo que eles não comiam era depositado diretamente na horta ou em um buraco, para ser degradado naturalmente, transformando-se em adubo.

Hoje já é mais recomendável que o lixo orgânico seja processado por meio da compostagem em recipientes fechados, pois as mudanças na paisagem urbana exigem adaptações para evitar o aparecimento de vetores como ratos e baratas.

Na Quinta da Videira, experimentamos as mais diferentes técnicas de compostagem – seguindo tanto costumes tradicionais quanto metodologias desenvolvidas atualmente – a fim de encontrar alternativas viáveis para diferentes realidades.

Confira aqui alguns dos modelos que já testamos e aprovamos:

Caixas fechadas

É o modelo mais prático e resistente. O encaixe preciso não deixa espaço para a entrada de vetores, mas também não impede a passagem do ar.  Apesar de ser um material mais caro, o custo-benefício é compensador.

Manual em PDF

Vídeo

Comprar

Baldes

Material que pode ser encontrado até mesmo no lixo, os baldes de algumas marcas possuem tampas que dão um bom encaixe, mantendo a coluna firme. Devido à sua menor capacidade em relação às caixas (entre 16 e 19 litros), pode ser necessário mais de um kit para dar conta dos resíduos, dependendo do volume produzido diariamente.

Vídeo

Baia

Recomendada para quem precisa dar um destino para grandes quantidades de aparas de jardinagem, como grama e folhas. Basta unir 4 paletes (aqueles estrados utilizados no transporte de cargas), deixando o da frente removível. Aconselhamos não utilizar restos de comida neste modelo, pois eles podem atrair vetores (moscas, ratos e baratas). A fonte de nitrogênio neste caso pode ser esterco de animais (mas nunca de cães e gatos!) ou urina diluída em água (1:4), para evitar o cheiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s